Azia ou queimor na garganta? | Stretta - Itesc
BLOG ITESC | Dicas de saúde

Azia ou queimor na garganta? | Stretta

Conheça o Stretta, procedimento inovador que promete acabar com o refluxo

Você já teve aquela sensação horrível de sua barriga ou garganta estarem pegando fogo? Uma azia forte? Saiba que não estás sozinho. Aproximadamente 20% da população brasileira sofre com o refluxo, doença que atinge até os bebês. A boa notícia é que esse tormento está prestes de ser combatido e o melhor, através de um método não cirúrgico.

Confira o vídeo explicando todos os detalhes sobre este procedimento que promete acabar com o refluxo:

 

De acordo com o médico gastrocirurgião e endoscopista, Rafael Ostermann, o método utilizado para tratamento da Doença do Refluxo Gastroesofágico já é conhecido fora do país. O procedimento é realizado no mundo desde 2004.  Mais de 25 mil pessoas estão sendo tratadas e agora essa opção chega ao Brasil. Aqui, aproximadamente 40 milhões de pessoas sofrendo com o refluxo.

 

Para quem é indicado

- No geral, pessoas adultas que tem doença do refluxo;

- Pacientes dependentes de uso de medicação regularmente;

- Quem já fez cirurgia bariátrica e continua sofrendo com refluxo;

- Quem sofre com refluxo e não quer se submeter à cirurgia;

- Quem não consegue suspender a medicação, pois os sintomas acabam voltando.

 

 

Como funciona o procedimento

O método, não cirúrgico, é minimamente invasivo e utiliza um equipamento, o Stretta. Sem inserções no abdômen, o procedimento é realizado por endoscopia, em caráter ambulatorial, feito em sessão única, que dura entre 30 e 45 minutos, onde se aplicam ondas de radiofrequência e ondas eletromagnéticas na região em que o músculo está enfraquecido, entre o esôfago e o estômago.

“É como se fizéssemos um remodelamento da musculatura nesta região, tornando-o mais forte e diminuindo a ocorrência do refluxo, melhorando a qualidade de vida dos pacientes, que passam a não utilizar mais os medicamentos antiácidos".

 

Procedimento mais acessível para a população

Todos os pacientes que tem refluxo e apresentam interesse em realizar o tratamento, podem fazer a consulta e durante a avaliação serão realizados alguns exames, para verificar se o indivíduo é candidato a utilizar o tratamento com o Stretta. Algumas pessoas apresentam hérnias no estômago muito grandes e acabam sendo mais indicados a realizar a cirurgia. Para saber quem pode realizar o procedimento, é fundamental a  avaliação que definirá qual a melhor estratégia para cada paciente, através de procedimento individualizado.

 

 

Procedimento mais acessível para a população

O convênio de saúde Itesc, em parceria com o Hospital São Judas Tadeu, de Meleiro atende a população do sul de Santa Catarina que sofre inúmeras doenças, entre elas o refluxo, assim, os associados Itesc poderão ser beneficiados com um valor bem mais acessível. O hospital oferecerá estas tecnologias de vanguarda e o atendimento diferenciado para o público que é atendido pelo Itesc. De maneira geral, esta parceria amplia o benefício para diversos outros serviços que o hospital possui, como raios-X, ginecologia e obstetrícia, medicina de emergência e pediatria. Associados do Itesc também terão descontos diferenciados na questão dos procedimentos cirúrgicos.

 

Hospital São Judas Tadeu é pioneiro

O Hospital São Judas Tadeu notou a necessidade de trazer um serviço que pudesse melhorar a qualidade de vida das pessoas de maneira geral, mas que fosse focada na saúde do aparelho digestivo. A partir daí, nasceu o serviço de endoscopia digestiva do hospital, onde é realizado um trabalho muito positivo e crescente ao fazer o diagnóstico do aparelho digestivo e também procedimentos terapêuticos, como por exemplo, tratamento de varizes de esôfago, dilatações endoscópicas e agora, mais recentemente, trazendo uma nova modalidade de tratamento da doença do refluxo gastroesofágico, que é o Stretta. Com a parceria com o Itesc será potencializado a oferta de diferentes serviços de saúde na instituição.

Interessados, podem entrar em contato clicando aqui ou através de nossa central de atendimento Itesc, pelo fone 0800 645 1008 ou (48) 3521 3400. Se preferir, pode chamar nossa equipe diretamente no chat online, caso estiver fora de horário de atendimento, vamos retornar assim que possível.

 

Rafael Ostermann

Rafael Ostermann, médico gastrocirurgião e endoscopista, tem formação em Porto Alegre em cirurgia geral, cirurgia do aparelho digestivo e endoscopia digestiva. Atua desde 2010 na região, no Hospital São Judas Tadeu, em Meleiro.

 

Conheça nosso convênio de saúde!

São mais de 12 mil profissionais credenciados na área da saúde. Conheça todos os nossos benefícios.

Notícias relacionadas - Dicas de saúde

VER MAIS