Dores ou fraturas? Cuidado! Você pode estar com osteoporose! - Itesc
BLOG ITESC | Dicas de saúde

Dores ou fraturas? Cuidado! Você pode estar com osteoporose!

Prevenção é muito importante e deve começar cedo!

Você já deve ter ouvido falar sobre osteoporose. Mas qual a gravidade desta doença? A quem atinge? Tem tratamento? Quais os sintomas? O ortopedista Dr. Jordão C. de Andrade esclarece as dúvidas no vídeo abaixo.

 

 

O que é osteoporose?

Osteoporose é uma doença metabólica que aparece com o envelhecimento e vai causando o enfraquecimento dos ossos. A incidência da osteoporose é maior nas mulheres. O que acontece é que a pessoa vai perdendo o cálcio dos ossos e isso causa a fratura, que é o principal problema da doença. Por só perceber o que está acontecendo após se machucar, a pessoa acaba procurando tratamento "tarde"

Quais as áreas do corpo que a osteoporose atinge 

A osteoporose atinge todo o corpo, sendo os locais mais comuns os punhos, o quadril e a coluna vertebral.

Quais exercícios auxiliam na prevenção?

Todo exercício ajuda quem tem osteoporose. Como é uma doença que a pessoa só percebe quando há uma fratura, é muito importante a prevenção. Isto deve começar na pré-adolescência, que é o momento que a pessoa mais adquire massa óssea, ou seja, o período que os ossos mais absorvem cálcio. Exercícios, musculação e pilates são fortes aliados na prevenção.

Existe cura?

Sim. A osteoporose, após diagnosticada, começa a ser tratada a fim de evitar novas fraturas. Usa-se alguns medicamentos que diminuem a perda da massa óssea, e alguns medicamentos mais modernos que possibilitam que a pessoa consiga aumentar a massa óssea mesmo na idade mais avançada.

Quais outras formas de prevenção?

Começar desde cedo e manter uma rotina de exercícios (e continuar mesmo depois de idoso) é uma ótima prevenção, como já foi falado anteriormente. É necessário a ingestão correta de cálcio, que se encontra principalmente nos derivados do leite e em algumas folhas verdes, como a couve. Se a pessoa não tolera ou não gosta de leite, o ideal é fazer uma suplementação, porque apenas nas folhas não há a quantidade necessária. Outra questão muito importante da osteoporose é a vitamina D, produzida na pele. É importante controlá-la e se necessário, fazer a reposição.

Sobre o autor:

DR. Jordão C. de Andrade - CREMERS 27439

Ortopedista e traumatologista. Especialista em cirurgia da coluna vertebral.

Conheça nosso convênio de saúde!

São mais de 12 mil profissionais credenciados na área da saúde. Conheça todos os nossos benefícios.

Notícias relacionadas - Dicas de saúde

VER MAIS